Tomb Raider encontra-se cheio de mitologias, quer seja baseadas na realidade ou criadas pela equipa. Uma dessas mitologias inclui o Garuda, um monstro em forma de pássaro gigante, que é a criatura do mito Budista e do mito Hindu.

Em Tomb Raider 2, no último nível do Ice Palace após encontrares a chave Talião, encontras testa criatura. Razão pela qual vamo-nos focar principalmente na história que conta o mito budista.

Com a aparência principalmente de um pássaro, Garuda é uma das quatro dignidades do Budismo Tibetano – representa sabedoria – mas pode também representar o seguinte:
  • A deidade de proteção
  • Natureza Primordial Budista 

Sexo: Masculino
Óbito: 1997
Presente: Tomb Raider 2, Palácio de Gelo
Classificação: Criaturas míticas
Fidelidade: Monges
Arma: Braços (asas)
Pontos fracos: Movimentos lentos

Considerando que em Tomb Raider, esse mesmo monstro se assemelha com a mitologia dos monges, é possível que este não os ataque, mas atacará qualquer outra pessoa que se aproxime.

De acordo com a mitologia, os Garuda eram os inimigos dos Nāga, criaturas parecidas com um dragão ou serpente que relembra o dragão de Xian. Por esta razão supõem-se que em Tomb Raider a criatura em forma de pássaro seja o Garuda a proteger a chave Talião que tem o poder de abrir a porta e libertar o dragão.